segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Constituição de um computador

Um computador é constituído por dois elementos básicos: Hardware e Software .

HARDWARE:

  • O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
O termo "hardware" não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como o dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhelulares (em Portugal portáteis), entre outros.



Os componentes de Hardware estão agrupados em dois conjuntos: Unidade de sistema e periféricos.


A unidade de sistema (caixa rectangular), tem:



  • CPU - O CPU é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele também pode ser chamado de processador ou microprocessador.
  • Motherboard - Motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset.
  • Memória Ram - RAM é a sigla para Random Access Memory (memória de acesso aleatório). Este tipo de memória permite tanto a leitura como a gravação e regravação de dados. No entanto, assim que elas deixam de ser alimentadas eletricamente, ou seja, quando o usuário desliga o computador, a memória RAM perde todos os seus dados.

  • Disco Rígido - Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente também HD ou HDD (do inglês hard disk/hard disk drive; o termo "winchester" há muito já caiu em desuso), é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a "memória permanente" propriamente dita (não confundir com "memória RAM"). É caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.


O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e é a partir dele que lançamos e executamos nossos programas mais usados.




  • Fonte de alimentação - A fonte de alimentação recebe corrente alternada da rede eléctrica (que pode ser de 110 ou 220 volts) e transforma-a em corrente contínua para a alimentação dos circuitos internos do computador. Existem fontes com potências de 150 a 300 watts. A fonte de 220 W é a mais utilizada na maioria dos computadores pessoais. Com uma fonte de 220 W podemos alimentar uma placa de CPU, placas de expansão, drives, disco rígido e drive de CD-ROM. Normalmente, este é o tipo de fonte que acompanha os computadoresmini tower. As fontes com potência superior a 220 Watts são necessárias em alguns computadores especiais, como servidores de ficheiros de redes locais de computadores. Neste tipo de aplicação, o computador, normalmente, possui vários discos rígidos, unidades de fita magnética e outros dispositivos de armazenamento.
  • Placa Gráfica -Placa de vídeo ou placa gráfica é um componente de um computador que envia sinais deste para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes
  • Placa de som - Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão AD (Analogico-Digital) e DA (Digital Analógico) respectivamente. É necessário para que este emita qualquer tipo de áudio com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição.
  • Disquetes - As disquetes são não tão rapidamente como unidades de disco rígido, nem guarde o máximo de informações. A sua utilização existe principalmente no que se deslocam de dados de um computador para o outro.
  • CD-Rom - CD-ROM foi desenvolvido em 1985 e traduz-se aproximadamente em língua portuguesa para Disco Compacto - Memória Apenas para Leitura. O termo "compacto" deve-se ao seu pequeno tamanho para os padrões vigentes, quando do seu lançamento, e "memória apenas para leitura" deve-se ao fato de o seu conteúdo poder apenas ser lido, e nunca alterado, o termo foi herdado da memória ROM, que contrasta com tipos de memória RW como memória flash. A gravação é feita pelo seu fabricante. Existem outros tipos desses discos, como o CD-R e o CD-RW, que permitem ao utilizador normal fazer a suas próprias gravações uma, ou várias vezes, respectivamente, caso possua o hardware e software necessários.

Os Periféricos Típicos são:

  • Os periféricos de entrada - Enviam informação para o computador (teclado, mouse, joystick, digitalizador)
  • Os periféricos de saída - Transmitem informação do computador para o utilizador (monitor, impressora, caixas de som)
  • Os periféricos de entrada e saída - Enviam/recebem informação para/do computador (monitor touchscreen, CD's, DVD's, modens). Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.

Software:
  • Já que o Hadware é parte física do computador, precisamos então ter a parte lógica. Isso seria o que chamamos de Software, o software seria todos os nossos programas instalados em nosso computador, exemplos: 1. Sistema Operacional (Linux, Windows XP,Vista etc.) 2.Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, etc.) 3. Nero (Gravdo de Multimidias) 4.Photoshop (Editor de Fotos) Dentre outros. Sem o Software, você jamais conseguiria ter acesso ao seu computador, que seria o software mais importante. O Sistema Operacional nada mais é do que o contato pessoal ao computador, assim você consegue salvar arquivos e programas sem nenhum problema.


Sem comentários: